Nossa história

Em 22 de Novembro de 1970, nascia a Assembleia de Deus em Cidade dos Funcionários – AD Cidade, como a chamamos hoje. Antes era congregação administrada diretamente pela Assembleia de Deus Templo Central – IEADTC, rua Tereza Cristina 673 – Centro.

Naquela data, surgiu a necessidade de desmembrar algumas congregações da área de Fortaleza, dando-lhes limites de atuação pastoral eclesiástica, tornando assim mais fácil a administração e o desenvolvimento da obra de Deus da Assembleia de Deus no Estado do Ceará.

O pastor presidente da Assembleia de Deus ministério Templo Central – Pastor Emiliano Ferreira da Costa, mansa e pacificamente sob a orientação do Espírito Santo e com a aprovação dos pastores que compunham a Mesa da Junta das Deliberações da Convenção no Ceará juntamente com a membresia local decidiram pelo desmembramento administrativo.

Para presidir o novo campo eclesiástico foi empossado como pastor-presidente o evangelista Antônio Alves de Oliveira, que trabalhou mais de 20 anos em total abnegação e apreço na obra do Senhor. A sede da AD Cidade foi inicialmente na Congregação do Cocó, hoje conhecida por Parque Buenos Aires, a Assembleia de Deus mais antiga de Fortaleza que conta com mais de 90 anos. Posteriormente, o pastor Antônio Alves de Oliveira transferiu a sede da igreja para Av. Conselheiro Gomes de Freitas 3.188 – Sapiranga onde permanece até hoje.

Além do pastor Antônio Alves, tiveram a honra de presidir esta igreja os pastores Antônio Filho, Francisco Bezerra e Antônio José Azevedo Pereira. Também assumiram a direção da igreja interinamente, em momentos de transição pastoral, o pastor Pedro Cavalcante Falcão e o evangelista Francisco Roberto da Silva. Em 12 de julho de 2011 o pastor Hilquias Benício assume a função de pastor-presidente da AD Cidade e desde então vem servindo no pastorado de nossa igreja.

Contamos com o templo Sede, 29 congregações, 3 projetos de missões urbanas de plantação de igreja, 4 sub-congregações e 1 congregação na Cidade de Praia – Cabo Verde. Somos, portanto, uma igreja que se reúne em 36 endereços e juntos somamos mais de cinco mil membros e congregados. O corpo de obreiros conta com 3 pastores, 6 evangelistas, 20 presbíteros, 113 diáconos, 306 auxiliares e líderes em geral. Contamos ainda com outras instituições fundadas à disposição da família de Deus, a saber: o STCF – Seminário Teológico Cidade dos Funcionários; a AAEAD – Associação Assistencial da Assembleia de Deus. Com as quais buscamos atender, respectivamente, o propósito de formação educacional bíblico-teológica e o trabalho social com ações transformadoras.

A administração da AD Cidade é marcada pelo uso de critérios rigorosos e pautados dentro da ética, normas e preceitos estabelecidos pela palavra de Deus, com a aprovação de seus membros em geral. Os Órgãos Diretores, Conselhos, Ministérios e Coordenações primam pela transparência, fidelidade e santidade.