Artigos

O desafio continua…

O Brasil, descoberto em 1500 por uma expedição brasileira liderada por Pedro Álvares Cabral quando ainda era habitado por diversas tribos indígenas, é o maior país da America Latina e o quinto maior do mundo em extensão territorial e tem mais de 192 milhões de habitantes. A moeda é o Real. O clima varia de tropical a subtropical, temperadobrasil evangelismo, equatorial e semi-árido. Depois de conseguir a sua independência em 1822, tornou-se uma república em 1889, por meio de um golpe militar chefiado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que se tornou o primeiro presidente do Brasil. Em 2010 teve a primeira presidenta eleita, Dilma Rousseff, que assumiu o governo no início do ano seguinte.

O Brasil é o único país de fala portuguesa na América Latina e o maior país lusófono do planeta. Nosso país tem uma das maiores diversidades cultural do mundo em decorrência da imigração oriunda de várias partes. Delimitado pelo oceano Atlântico a leste, o Brasil tem um litoral de 7491 km. Faz fronteiras com diversos países, e vários arquipélagos formam parte do território brasileiro.

A economia brasileira é a maior do Hemisfério Sul e a sexta maior do mundo. O país é membro fundado da Organização das Nações Unidas (ONU), Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), União Latina, Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Mercado comum do Sul (Mercosul) e da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). O Brasil também é o lar de uma diversidade de animais selvagens, ecossistemas e de vastos recursos naturais, e de uma grande variedade de habitats protegidos.

A religião do Brasil é diversificada e caracteriza-se pelo sincretismo. A Constituição prevê a liberdade de religião e a Igreja e o Estado são oficialmente separados, sendo o Brasil um Estado laico. A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de intolerância, sendo a prática religiosa geralmente livre no país. Segundo o Relatório Internacional de Liberdade Religiosa de 2005, elaborado pelo departamento dos Estados Unidos, “a relação geralmente amigável entre religiões contribui para a liberdade religiosa” no Brasil.

A população brasileira é predominantemente cristã e de maioria católica. Herança da colonização portuguesa, o catolicismo foi a religião oficial do Estado até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico. Também estão presentes os movimentos evangélicos tradicionais, os neopentecostais, os espíritas, e os não religiosos. A Igreja brasileira tem experimentado um grande crescimento numérico, mas a liderança não está preparada para ensinar e pastorear um rebanho tão grande, o que causou um crescimento em quantidade, mas sem qualidade. Sem ensino a Igreja é facilmente corrompida, envolve-se com misticismo e heresias. Os brasileiros são receptivos, tornando-se terreno fértil para as heresias. Muitos acreditam estar fazendo uma grande obra, quando na maioria das vezes estão enganados por falsas doutrinas e movimentos estranhos aos princípios bíblicos. Isto tem trazido uma falsa evangelização quando na verdade precisamos de um discipulado efetivo na Igreja, a fim de conscientizar a Igreja da sua responsabilidade de levar o Evangelho a toda criatura. A Igreja se esqueceu das áreas rurais e não demonstra interesse na evangelização desses brasileiros. Os movimentos heréticos estão crescendo e afrontando os princípios bíblicos. Abuso de drogas, imoralidade e criminalidade têm crescido assustadoramente a cada ano. Tudo isto mostra a fragilidade da Igreja que só perde terreno ficando aquartelada dentro de suas quatro paredes, exibindo poder e prosperidade através de suas catedrais. A Igreja de Laodiceia se julgava rica, mas o Senhor a chamou de pobre, cega e nua (Ap. 3.14-17).

brasil evangelismo 2

A Kairós vem atuando nesta conscientização por meio de seminários, conferências missionárias, congressos, reuniões de pastores, convenções, cursos de evangelização e missões, pastoreio, plantação de igrejas conforme Rm 15:20 e no preparo de missionários transculturais. A igreja na “cracolândia” é um desafio que estamos desenvolvendo, convivendo com eles no seu dia-a-dia para entender e atender às suas necessidades. O nosso desafio são as crianças que vivem em meio à droga, prostituição, crime e tráfego. Você pode ser o instrumento que Deus vai usar para fazer a diferença no seu grupo, motivando a oração, a evangelização e a contribuição para missões transculturais. Em Cristo Jesus, juntos na evangelização do mundo.

Pr. Waldemar Carvalho
Presidente

imagem site missoes

         Pr. Waldemar Carvalho e Maria Helena Domingues, pastor há mais de 40 anos, trabalhou em plantação de igrejas locais, foi Secretário Executivo do PAS (Projeto América do Sul), participou da formação da EMAD (Escolas de Missões das Assembléias de Deus), e é fundador e presidente da Missão Kairós desde 1988. Eles são membros da Assembléia de Deus do Ferreira – SP.

Compartilhe

Deixe seu comentário